Procrastinação X Emagrecimento

Coach explica como a procrastinação pode trazer problemas para nossa rotina e dá dicas de como criar hábitos saudáveis


Em tempos de mudanças drásticas na rotina - diante dos aprendizados que o período de distanciamento social nos trouxe até aqui -, muita gente anda se questionando sobre como e quando mudar hábitos que envolvem a procrastinação. Mas espera um pouco. Procrastinação? Caso, querida(o) leitora(or), você ainda não sabe o que é esta palavra significa, fique tranquila(o). Este texto é para você.


No dicionário, o significado curto e grosso da palavra procrastinar é transferir para outro dia ou deixar para depois algo que precisa ser feito. Uma palavrinha estanha, porém fácil de entender, mas que – não enfrentada - pode ter consequências avassaladoras na rotina de uma pessoa. A coach e mentora de carreiras Danielle Fausto explica mais sobre o porquê que a procrastinação é um dos maiores vilões do século:


- Procrastinar é o ato de deixar para depois um processo de movimento, ação. Geralmente procrastinamos porque queremos manter o status quo, ou seja, a famosa zona de conforto. Quando entendemos que a procrastinação pode ser um processo do nosso organismo para poupar nossa energia, conseguimos compreender melhor a essência humana. A partir daí, fica fácil enfrentá-la com mais consciência – afirma a especialista.


Depois de uma explicação desta, parece fácil, né? Mas não se engane. Mudanças de hábitos são sempre desafiadoras. Ainda mais se você está em busca de uma reeducação alimentar com o foco na saúde do seu corpo e da mente.


Confessa, vai, que você já começou uma semana dizendo: “Esta segunda-feira é vida nova”? No primeiro dia, tudo mil maravilhas. No segundo, tudo certo. Mas, já no terceiro dia, você viu aquela sobremesa maravilhosa e não resistiu à tentação e, assim, quebrou um ciclo que traria resultados positivos para sua saúde. Calma! Não é só você que já passou por isso. Milhares de homens e mulheres enfrentam o desafio de sair da tão famosa zona de conforto.


- Qualquer hábito, produtivo ou não, precisa ser substituído por um novo hábito. Se a procrastinação se tornou um hábito na sua vida, você só irá quebrá-lo colocando-se em movimento. Tenha em mente claramente o que você irá fazer quando perceber que está entrando no ciclo da procrastinação. Ações simples como lavar o rosto, tomar um copo de água ou colocar o corpo em movimento - adicionado com um diálogo interno e uma tomada de decisão - são capazes de quebrar estes ciclos. Mas lembre-se, para vencer a procrastinação você precisa escolher movimento – ressalta.


Não se sinta culpado caso tenha se identificado com o texto até aqui. Todo mundo já procrastinou alguma vez, mas nem todo mundo é procrastinador. Especialistas afirmam que 20% dos adultos do mundo inteiro tenham, de fato, este problema. Procrastinar não é uma preguiça. É um problema de regulação emocional. Somos seres de hábitos. A boa notícia é que, a partir do momento que aprendemos um novo hábito, gravamos no nosso inconsciente e consequentemente o reproduzimos.


- Criar qualquer hábito exige energia da nossa mente, da nossa atenção consciente, da nossa emoção e nosso físico. Por isso é tão desafiador – alerta a coach.

Charles Duhigg eternizou na obra “O Poder do Hábito” que são necessários 21 dias para se criar uma nova rotina. Seja para criar o hábito da leitura, de atividade física, de descanso ou, até mesmo, para incluir no seu dia a dia a prática no yoga. Não importa. Você é capaz de tudo!


Entenda: Nosso cérebro tem um poder inimaginável. É fundamental praticar o autoconhecimento, criar estratégias para estabelecer um hábito e, caso possível, buscar sempre o acompanhamento profissional. Só não esqueça: Respeite seu corpo e sua mente neste processo, mas esteja sempre disposto e em movimento.


- Comece fracionando seus objetivos e metas. Se você decidir a se alimentar de uma forma saudável em todas as refeições, praticar atividade física todos os dias, beber, no mínimo, dois litros e ter boas noites de sono diariamente, possivelmente irá fracassar na tentativa de implementar todos esses novos hábitos de uma só vez. O segredo para criar uma rotina saudável é ir aos poucos. Escolha um objetivo e comece implementando-o. Assim que essa nova rotina se torne um hábito, você pode ir adicionando novas metas até que sua vida esteja 100% aderente à uma vida mais saudável – finaliza Danielle Fausto.

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